,

O Fim do Emissor Gratuito da NF-e

FimEmissorNFe_blog

 

Se você ainda utiliza o emissor gratuito da Sefaz  na sua empresa para emitir NF-e deve ficar atento.

A Secretaria da Fazenda informou que à partir de Janeiro de 2017  os aplicativos gratuitos para emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) serão descontinuados.

Portanto, não será mais possível fazer o download dos aplicativos e não serão desenvolvidas novas atualizações referente as  novas regras de validações .

A  Sefaz  sugere que as empresas que ainda utilizam o emissor procurem uma solução no mercado ou desenvolvam a sua própria solução. Leia aqui o informativo divulgado.

Qual o impacto dessa  notícia para as empresas? 

Desde a implantação da sistemática do processo de informatização dos documentos fiscais e sua transmissão via internet, em 2006, é que a Sefaz disponibiliza o emissor gratuitamente com o objetivo de ser utilizado em massa pelos contribuintes.

No entanto, a maioria das empresas já tem optado por soluções próprias ,incorporadas ou personalizadas ao seus sistemas internos.

O impacto da decisão pode ser visto de forma positiva ou negativamente, dependendo de como os gestores das empresas vão encarar a mudança.

A notícia pode ser encarada como um custo extra para a sua empresa em função de demandas da legislação. Ou então, como uma oportunidade de melhoria para o seu negócio, como um novo investimento.

Daí você empresário se pergunta, como isso pode ser um benefício?  Como assim, um novo investimento?

Vou explicar como o fim do emissor gratuito da NF-e pode ser visto como algo bom, sim.

Existem no mercado diversas soluções e tipos de sistema para substituir o atual emissor gratuito da NF-e. Soluções com diversas funcionalidades, inclusive com a emissão da NF-e.

Quando uma nota fiscal é emitida , por exemplo, diversas informações precisam ser registradas  e integradas a outras áreas da empresa ,como:

– Baixa do pedido;

– Baixa do estoque;

– Dados para o financeiro(cobrança, boleto, duplicata),

– Pós venda,

– Informações fiscais.

Quando você utiliza um sistema de informação integrado para emitir a sua nota fiscal, estas informações são atualizadas automaticamente, são criados todos os vínculos necessários e isso facilita muito a rotina da sua equipe operacional.

Com os processos automatizados, você gestor da empresa foca no que realmente importa para aumentar seus resultados.

Por este motivo, é que o fim do emissor pode sim ser algo bom para a sua empresa. Aposto que até agora você ainda não tinha pensado em utilizar um sistema de gestão .

Esta é uma ótima oportunidade para começar a pensar nisso!

Independente do tamanho do seu negócio, há sempre uma solução que te atenda.

Por:Michel Abrão
Gestor de TI
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *